Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

10 DE DEZEMBRO: ANIVERSÁRIO DE ALCÂNTARAS

Há 54 anos Alcântaras mudava definitivamente o Mapa Político da Serra da Meruoca

Hoje 10 de dezembro, o município de Alcântaras completa os seus 54 anos de emancipação política, data em que o Oste Serrano escreveu mais um capítulo de sua história, e o mais importante, a sua independência política.

Antes, em 1954, Alcântaras, então distrito do Município de Massapê ajudou a reerguer o extinto município de Meruoca rebaixado a vila em 1920. O alcantarense Gregório da Cunha Freire tornou-se o primeiro prefeito de história recente de Meruoca. Além disso, dos sete vereadores que faziam parte da Câmara Municipal de Meruoca  eleitos em 03 de outubro de 1954, quatro deles tinham ligação direta com o distrito de Alcântaras, eram eles; João Raulino de Sousa, Antônio da Cunha Freire, Benedito da Cunha Freire, e Valdemar Ximenes de Aguiar.

Com tanta força política de seus filhos, Alcântaras ganhou autonomia política pelaLei estadual n° 3.961 de 10 de dezembro de 1957, e sua instalação aconteceu no dia 23 de Março de 1959, assumindo como primeiro Prefeito eleito Roberto Ximenes de Aragão.
Na foto, Pároco Monsenhor José Furtado um dos que ajudou na emancipação política de Alcântaras, em frente ao busto de Gregório Cunha Freire durante inauguração da Praça que leva o seu nome.

Hoje é também o dia Internacional dos Direitos Humanos, E o Dia do Palhaço.

PARABÉNS ALCÂNTARAS
Visão Norte

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.