Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

Entra ano e sai ano, e na época do Natal, somos bombardeados pelos meios de comunicação seculares, e pelo comércio em geral, com fortes e insistentes apelos (super luminosos, coloridos, belos, e criativos) ao consumo materialista.

São roupas novas, brinquedos de todo tipo, eletrodomésticos, carros novos, sem esquecer das guloseimas (chester, vinho, rabanada, e muito mais) numa enorme mesa bem decorada que induzem uma vivência de Natal totalmente distorcida e esvaziada do real propósito desta celebração.

Aliás, a imagem de Natal que é vendida pela mídia secular não corresponde jamais à realidade da maioria da população brasileira, cuja renda reduzida não permite mesmo tais gastos com presentes e comidas típicas...

O centro das atenções no tempo do Natal precisa ser o Nascimento de Jesus!

Por que?
Primeiro, o cristianismo sabiamente foi abraçando a festa pagã do solstício de inverno, anteriormente existente, e foi dando um novo sentido para festejar e celebrar: O Deus-Amor que se encarnou e nasceu como um bebê indefeso pra estar em comunhão com a vida humana. Ele é o Sol que ilumina e transforma a vida de todos que estavam nas trevas espirituais.

Depois, porque esta festa é, depois da Páscoa, a mais importante celebração para reavivar nossa experiência do Amor Incondicional que Deus tem por cada um de nós.
E com certeza, hoje em dia não há nada que as pessoas precisem mais do que ser amadas, voltar a acreditar no Amor, experimentar o gosto do perdão reconciliador, e redescobrir que amar ao próximo é possível, e até indispensável, se querem ser felizes e ver um mundo novo e melhor.

Natal é tempo de enfeitar a casa com os símbolos cristãos que nos levem a meditar neste Deus-Menino-Amor!
O presépio por excelência é o grande enfeite para este tempo...

Natal é tempo de reunir a família, os filhos que estudam fora, os tios que se mudaram por motivos de trabalho, os primos que há anos não vemos, e claro, o vô e a vó, para quem os tem ainda por aqui...

Natal é tempo de orar em família, de louvar a Jesus-Menino, e agradecer o dom de sermos família, de estarmos unidos (é mais que reunidos), de nos amarmos, de nos alegrarmos, de brincarmos juntos...
Natal é tempo de todos irem sedentos e sensíveis para a Celebração da Santa Missa do Nascimento de Jesus!
Natal é tempo do Amor Perfeito que ama a cada um de nós do jeito que somos, imperfeitos...

Natal é tempo de fazer algo por quem tem menos condições que nós... Como visitar um orfanato levando, além de presentes para as crianças carentes, o seu tempo, a sua presença, o seu amor, a sua disposição de conversar com elas, abraçá-las, beijá-las, brincar com elas, contar histórias... Doar alimentos, roupas, para aquela família pobrezinha que você sabe que existe, talvez sejam parentes da pessoa que presta serviços à sua casa...

E não precisa ir longe, talvez alguém que mora ao seu lado precise ao menos de amizade desinteressada...
Mais simples ainda... talvez um telefonema ''natalino'' seu para 'aquela pessoa' seja amor em gestos...

Natal é um tempo profundamente místico onde o Deus-Amor nos lembra que somos amados e nos impulsiona a amar com gestos concretos às outras pessoas ao nosso redor.

Viu, só?
A essência do Natal não está à venda em nenhuma super-promoção das melhores lojas da sua cidade...
A essência do Natal nos é dada gratuitamente na Pessoa de Jesus-Menino, Deus que não se cansa de te amar...

Feliz Verdadeiro Natal!!!

Ulisses Henrique
Comunidade Canção Nova
http://www.cancaonova.com/portal/canais/especial/natal/2005/materia_vil.php?local=0&id=8193

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.