Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FORTALEZA FORA DO RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Crato, Maracanaú e Sobral também estão em situação satisfatória, com índice de infestação abaixo de 1% no LIRAa

Os números divulgados, ontem, no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2011 mostram que Fortaleza, Sobral, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte e Caucaia podem estar fazendo o dever de casa quando o assunto é dengue. A pesquisa identifica onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

O estudo, realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, pelo Ministério da Saúde, em 561 municípios, revelou que as cidades cearenses estão fora da lista dos locais que correm risco de apresentar surto da doença.

Segundo a análise, Fortaleza está entre as dez capitais que possuem uma situação satisfatória, com índice de infestação de 0,9%, ou seja, menor que 1%. Em 2010, a porcentagem obtida foi de 1,2% o que colocava a cidade em estado de alerta.

Alerta

Crato com 0,2%, Maracanaú com 0,4%, e Sobral com índice 0 seguem Fortaleza e revelam uma situação satisfatória com relação à infestação da dengue. No entanto, Caucaia e Juazeiro do Norte apresentam, respectivamente, 2,5% e 1,4%, desta forma os municípios continuam em estado de alerta.

Em todo o Brasil, 48 municípios estão em situação de risco para surto ou epidemia de dengue, com um índice de infestação maior que 3,9%. Destas cidades, 23 são da Região Nordeste. Três capitais apresentam este índice: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Ao todo, 4,65 milhões de pessoas vivem nessas localidades. Dos 561 municípios monitorados, 236 estão em estado de alerta para a doença, com uma taxa entre 1% e 3,9%, e 277 apresentam números considerados satisfatórios.

Sobre os resultados obtidos pelos municípios cearenses, a supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Dina Cortez, comenta que os índices foram muito bons, contudo entende que é uma situação instável, passível de mudanças, por isso é fundamental estar sempre em alerta. "Para nossa surpresa estamos em uma situação melhor que em 2010".

Enfrentamento

Dina Cortez destaca que as ações realizadas pela Sesa se voltam, em especial, para que os municípios sejam estimulados a melhorar o controle do vetor da doença e assim consequentemente os seus índices. A supervisora informa que, neste ano, 51 municípios do Ceará entregaram o plano de contingência da dengue ao Ministério da Saúde, contendo as estratégias a serem realizadas na prevenção e combate da doença.

Para o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Lima, os números do LIRAa 2011 refletem todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão no enfrentamento da dengue em Fortaleza, dentre eles as visitas domiciliares periódicas.

Antônio Lima destaca que os índices fazem com que se tenha uma perspectiva melhor para a cidade. "Não devemos baixar a guarda, visto que os resultados dependem de outros fatores, como o período chuvoso".

Neste ano, conforme o último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado no último dia 2, foram confirmados, no Ceará, 54.259 casos de dengue e 59 óbitos. O pico de transmissão da doença ocorreu em março e abril, com 12.689 e 15.326 casos, respectivamente.

Incidência

54,2 mil casos de dengue foram registrados neste ano no Ceará, e 59 pessoas morreram por conta da doença no Estado, segundo o boletim da Sesa.
Diário do Nordeste

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.