Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COMEÇA 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

Governo do Estado quer manter a imunização de mais de 90% do rebanho, já conquistada na 1ª etapa

Fortaleza Com o objetivo de livrar o rebanho bovino e bubalino cearense da febre aftosa, foi lançada, na manhã de ontem, na Fazenda Bom Jesus, Distrito do Boqueirão Cesário - localizado no Município de Beberibe -, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença. Os proprietários dos animais têm até o dia 30 de novembro para contribuir para a mudança do status do Estado de área de médio risco para zona livre de febre aftosa com vacinação.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Augusto Júnior, órgão responsável pela vacinação no Ceará, o intuito também é manter o índice conquistado na primeira etapa, que foi de 94% do rebanho do Estado vacinado. Existem no Ceará em torno de 2,4 milhões de animais (bois e búfalos), alvos da campanha. Estão presentes em todas as regiões, mas com destaque para os Sertões dos Inhamuns, Crateús e Central. "As vacinas já estão disponíveis nas farmácias veterinárias. Há 15 dias a Adagri tinha dado autorização para os revendedores disponibilizarem as vacinas para as farmácias. Cada dose custa R$ 2,00".

A meta exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que se mude de status é 90% do rebanho vacinado e que atinja 80% das propriedades. "Na primeira etapa, conseguimos imunizar 94% dos animais e atingimos 85% das propriedades (de um total de 142 mil onde é obrigatória a vacinação). Queremos manter estes índices", destacou Augusto.

A primeira visita do Mapa para avaliação foi no mês de junho. "Como foi a primeira vez que atingimos estes índices, o Ministério está analisando os dados e deve esperar por esta segunda etapa. Além disso, também envia documentação para a Organização Internacional de Episotíase (OIE), que tem membros de todos os países que estão livres da aftosa. Aí, é que vão decidir sobre a mudança de classificação, que deve sair só no próximo ano, até porque concluiremos todo o processo desta segunda etapa só em dezembro". Um convênio com o Mapa prevê investimentos até 2015 para assegurar a defesa agropecuária no Ceará. "Sete novos carros serão distribuídos e mais funcionários serão contratados", afirma o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.

Declaração

Os produtores, após vacinarem seu rebanho, devem declarar que participaram da campanha. Para isso, informou Augusto, precisam levar até a Adagri, Ematerce ou Secretaria de Agricultura do Município anota fiscal da vacina, junto com o CPF do produtor. "Caso contrário, mesmo que tenham vacinado, não vai constar no nosso sistema e vão ficar como inadimplentes". Em dezembro, a Adagri começa a identificar quem vacinou. Quem não participou terá que pagar R$ 14,00 por cabeça não vacinada, receber nova autorização para comprar a vacina e realizá-la só na presença de um fiscal da Agência. Também não poderá tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Diário do Nordeste

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.