Sobral. Começa hoje a Festa Anual das Árvores, nesta cidade. O evento, que vai até o final do mês, adota como árvore símbolo, a Oiticica (Licania rigida Benth), planta típica do sertão nordestino. Para divulgar a programação da Festa da Árvore, a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Splam) e Projeto Agenda 21 Local, visitaram as escolas Gerardo Rodrigues, Padre Osvaldo Chaves, José Ermírio de Morais e a Escola Deliza Lopes.
Essas escolas criarão hortas como parte das ações do Projeto de Formação da Comissão de Meio Ambiente, Qualidade de Vida (Com Vida) e Agenda 21 na Escola. A ação conta com a parceria da Secretarias da Educação (Programa Jornada Ampliada) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária.
Na programação da Festa das Árvores em Sobral haverá distribuição de material informativo e educativo em vários pontos da cidade, como escolas, praças, Becco do Cotovelo e bouvelard do Arco de Nossa Senhora de Fátima. Terá ainda entrega de mudas, exibição de filmes com temática ambiental, visitas ao Banco de Mudas do Município e à Estação de Tratamento de Água, além de palestras, oficinas, piqueniques ecológicos e mutirões de limpeza nos conjuntos habitacionais Parque Santo Antonio, Vila Recanto II e Padre José Linhares.
Em 21 de outubro de 2001, Sobral criou o Banco de Mudas. Foi uma iniciativa que visou a desempenhar uma ação essencial na conservação, propagação e difusão cultural-educativa dos valores do mundo vegetal.
Diário do Nordeste