NOVA YORK, 7 Fev (Reuters) - A Coca-Cola registrou resultados trimestrais melhores do que o esperado e anunciou um novo programa de corte de custos, que usará para dar força a suas marcas e compensar o custo alto de commodities.
Os resultados da Coca-Cola divulgados nesta terça-feira foram "sólidos" dada a economia global, disse o analista Bill Pecoriello, da Consumer Edge Research. Particularmente, um aumento de 1 por cento no volume de vendas na América do Norte superou a expectativa, que era de 1 por cento de queda.
"Os principais problemas de 2012 incluem administrar a empresa perante condições macroeconômicas que continuam difíceis, inflação de commodities, adversidades de câmbio estrangeiro e um aumento nos gastos em competitividade", disse Pecoriello.
Espera-se que a presidente-executiva da rival Pepsi, Indra Nooyi, anuncie um grande investimento nas marcas da empresa voltadas para a América do Norte quando divulgar seu balanço na quinta-feira, como uma maneira de diminuir a desigualdade em performance de vendas com a Coca-Cola.
O lucro líquido da Coca-Cola no quarto trimestre foi de 1,65 bilhão de dólares, ou 0,72 dólar por ação, abaixo dos 5,77 bilhões de dólares, ou 2,46 dólares por ação, um ano antes, quando a companhia registrou um ganho relacionado à aquisição das operações de engarrafamento na América do Norte.
Excluindo itens, o lucro foi de 0,79 dólar por ação, batendo a média estimada de 0,77 dólar por ação, conforme compilado pelo serviço Thomson Reuters I/B/E/S.
(Por Martinne Geller)
Bol