Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COMÉRCIO CEARENSE JÁ COMA 8,5 MIL EMPRENSAS

Imagem da Internet

Os supermercados foram os negócios mais contabilizados no levantamento da FCDL para o Guia do Comércio 2012/2013, em que se destacaram os pequenos e médios empresários, com os conhecidos mercadinhos

Um dos setores com maior representatividade na economia do Estado, o comércio varejista cearense tem, atualmente, 8.593 empresas em atividade, de acordo com o Guia do Comércio 2012/2013 realizado pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE). De acordo com o presidente da instituição, Honório Pinheiro, 97% de todos os pesquisados correspondem a micro e pequenos comerciantes, enquanto "os grandes players presentes no nosso mercado correspondem aos 3% restantes".

Ele ainda ressaltou que a segunda edição da publicação ainda traz informações sobre quais órgão públicos são essenciais para o trabalho dos lojistas, além de movimentação dos empresários. As informações, segundo Honório, servem para que os investidores possam montar uma estratégia de atuação no Ceará.

"Esperamos que tudo isso venha a render bons frutos para todos nós. Projetos com os quais a gente possa fazer mais pelo comércio", declarou o presidente da FCDL.

Na primeira edição (2010/2011) do guia, foram 176 cidades pesquisadas, o que rendeu a contabilização de 6.117 empresas.

Maior presença

O levantamento ainda constatou que o segmento de supermercados é o com maior presença no varejo cearense. Sem revelar os números, Honório disse ter nos mercadinhos os responsáveis por elevar o segmento para o topo do Guia do Comércio.

Em segundo lugar, ele apontou as lojas de vestuário e, fechando o pódio, vêm as lojas de construção civil. Todas ancoradas nos pequenos e médios negócios varejistas.

Cenário em 2012

A nova edição do Guia do Comércio será divulgada hoje durante o evento o Cenários do Varejo 2012, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojista de Fortaleza (CDL Fortaleza). O evento inicia nesta quinta-feira, 18h30, e segue até a noite amanhã, 10.

Lojas virtuais x lojas físicas

Sobre as perspectivas para este ano, o presidente da FCDL-CE atenta para a relação entre as lojas físicas e as virtuais. "A gente precisa estar alerta e chamar os varejistas para que eles entrem para este novo tempo. Afinal, hoje, temos um mercado integral, ou seja, muito mais que global", afirmou.

Honório aponta ainda como o principal desafio para os empresários cearenses a implantação de tecnologia que possibilite ele disputar com os seus principais concorrentes.

"Eu tenho que ter tecnologia para disputar com quem está do meu lado. Se eu tenho uma malha local, tenho de disputar com os que também estão nela", defende. Para ele, o importante é focar em um público alvo e "saber que não está só".

Competição acirrada

Já na opinião do organizador do Cenário do Varejo 2012 e presidente da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro, para competir com o e-commerce, "o comerciante varejista deve ser inteligente, criativo e sempre procurar conhecer melhor o seu mercado".

"Hoje, 80% dos que visitam as lojas já pesquisaram os preços na internet, então, o lojista cearense deve investir em seu site", aconselha. Ele também afirma que a competição entre as lojas físicas e virtuais trazem vantagens para o consumidor quando baixam os preços, mas forçam os empresários a diminuírem a margem de lucro para manterem-se no ativos no mercado.

Para sobreviver a esta nova conjuntura, Freitas fala de uma maturidade do mercado. De acordo com ele, a presença de operadoras globais e a consequente competição geram este conceito, com qual o cearense vem lidando bem com isso. "Foi o que nós colhemos na convenção norte-americana que visitamos e vamos repassar aos nossos a partir de hoje", convidou.

Mais informações
A abertura do "Cenários do Varejo 2012" será hoje, às18h30, no auditório da CDL Fortaleza. O endereço é Rua 25 de Março, 882, no Centro de Fortaleza.
Diário do Nordeste

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.